Vitória recebe a partir dessa terça (24) o mais tradicional evento cinematográfico do Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória chega a sua 26ª edição entre os dias 24 e 29 de setembro de 2019. Neste ano, o público assiste a uma vasta seleção de obras de diversos formatos e gêneros, que formam um panorama das mais representativas obras em longa e curta-metragem do cinema nacional contemporâneo.

Neste ano, ao todo, o Festival de Cinema de Vitória apresenta 12 mostras competitivas: a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas; 9ª Mostra Competitiva de Longas; 8ª Mostra Foco Capixaba; 8ª Mostra Corsária; 9ª Mostra Quatro Estações; 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal; 6ª Mostra Outros Olhares; 4ª Mostra Mulheres no Cinema; 4ª Mostra Cinema e Negritude, 3ª Mostra Nacional de Videoclipes, a 2ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental – Sessão EDP, e a 1ª Mostra Do Outro Lado. A estimativa de público é de 30 mil pessoas ao longo dos seis dias de evento.

Nesta edição, as atividades do festival se dividem em dois espaços: Centro Cultural Sesc Glória, no Centro de Vitória, onde ocorrem as mostras, as sessões especiais e as homenagens; e o Cineclube Metrópolis, com a programação do 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória.

A Tenda Musical compõe parte da programação do Viradão Vitória 2019 e tem patrocínio da Prefeitura de Vitória. Apresentações prometem agitar o centro durante toda a semana. Apresentações como da cantora GAVI, duo Chico Chico e João Mantuano, André Prando, Johnny Hooker, Rita Cadillac, BatuQdellas entre outros.

Ao final da programação, as melhores produções serão premiadas com o Troféu Vitória, em todas as mostras competitivas. Ao todo serão distribuídos mais de 20 troféus, além das possíveis menções honrosas. A escolha dos filmes premiados é feita por júris formados por profissionais com reconhecida inserção e carreira na área audiovisual.

Confira a programação completa em festivaldevitoria.com.br