Um dia acordamos eeeeh… Fecha! Fecha tudo! De uma hora para a outra, sem aviso prévio, veio o temido coronavírus para transformar nosso cotidiano em algo completamente novo. Ir à rua virou caso de saúde pública. Não lavar as mãos corretamente virou risco de vida. O mundo passou a agir de uma forma diferente e isso atingiu em cheio o setor de bares e restaurantes. Desde março, tradicionais restaurantes capixabas precisaram aprender na marra a trabalhar com delivery e tiveram que se reinventar nas redes sociais.

Sabemos que o processo não está sendo fácil! A regra do Governo do Estado prevê que as cidades classificadas com risco moderado de Covid-19, como Vitoria, Serra e Vila velha, possam abrir os restaurantes de segunda a sexta-feira até 18h; e aos sábados, até 16h. Já nas cidades de risco alto, eles poderão funcionar de segunda a sexta-feira, até 18h e o funcionamento aos finais de semana está proibido – com exceção do sistema delivery.

Segundo o SINDBARES, poderão abrir apenas os estabelecimentos que servem refeições, mas não com o intuito de promover convivência entre pessoas por um tempo prolongado. Os espaços para crianças também não estarão liberados. Já a música ao vivo não está proibida, desde que não seja como evento para atrair público.

A fiscalização tem sido rotineira, mas a população pode ajudar nesse trabalho, denunciando situações de aglomerações.

Fonte: Governo do Estado / A Tribuna