O Projeto Baleia Jubarte se prepara para celebrar a 1º Festa da Baleia Jubarte em Vitória. Por conta da pandemia do novo coronavírus e as medidas de distanciamento, o evento acontecerá de forma online no próximo dia 5 de setembro. Mesmo virtual, o evento contará com atrações culturais e ambientais, com direito a visita virtual ao Espaço Baleia Jubarte, na capital.

A I Festa da Baleia Jubarte em Vitória tem por objetivo celebrar a presença das baleias-jubarte em águas brasileiras e a importância de sua conservação, de maneira a atingir um número cada vez maior de pessoas com a mensagem da preservação marinha, bem como mostrar a importância dos espaços não formais de educação ambiental e unidades de conservação para a promoção da sensibilização e conservação ambiental, além do fomento ao desenvolvimento do ecoturismo e lazer sustentável.

O evento contará com a participação de Eduardo Camargo, Coordenador Geral do Projeto e Presidente do Instituto Baleia Jubarte, e dos convidados Rafael Kuster, do Projeto Tamar, Fábio Medeiros, do Instituto Ecomaris e Ademir Barbosa Filho, secretário municipal de meio ambiente de Vitória. Os convidados falarão sobre os principais resultados das ações de sensibilização ambiental desenvolvidas dentro das comunidades através das instituições que comandam.

A atração cultural ficará por conta da banda capixaba Casaca, além de visita virtual dinâmica ao Espaço Baleia Jubarte, com a apresentação dos instrumentos interpretativos do local.

A I Festa da Baleia Jubarte em Vitória será transmitida ao vivo no dia 05 de setembro  pelo canal do Projeto Baleia Jubarte na plataforma Youtube, a partir das 18h (www.youtube.com/projetobaleiajubarte).

Ao longo do dia, a programação especial irá incluir também uma volta de canoagem pela ilha de Vitória, com o canoísta da seleção brasileira e presidente da Federação de Va’a do Espírito Santo (FEVAAES), Carlos Castiglioni, e o lançamento da exposição de Pop Art de Nico Duarte e Vitor Stor, ambos do projeto Vida no Morro, do bairro Jesus de Nazareth.